Úlceras de córnea? O que é? Qual a causa? E o diagnóstico e tratamento?
Sou Débora Zatt Reckziegel, Médica Veterinária, e hoje vim conversar com vocês sobre úlceras de córnea em Pets. Elas ocorrem com grande freqüência em cães e gatos, principalmente nas raças braquicefálicas, ou seja, as com focinho “achatado” como Pugs e Gatos Persa, em cães com olhos protuberantes ou em animais idosos. As causas são diversas: traumas (arranhões com a pata, por exemplo), quando as pálpebras estão viradas para dentro (entrópio), devido a infecções oculares causadas por vírus, bactérias ou fungos, a exposição a substâncias químicas, ao calor, corpos estranhos tocando a córnea e devido a diminuição da produção de lágrima do Pet.
Quais são os sintomas?
O sinail clínico mais comum e mais facilmente reconhecido pelos tutores é a dor ocular, chamada de blefaroespasmo (consiste no simples ato de o Pet ficar piscando muito ou nem conseguir abrir o olho machucado). Outros sinais que podem estar presentes são o lacrimejamento, a córnea pode estar opaca pela presença de edema, vermelhidão e até mesmo pode estar presente secreção purulenta. Algum animais até deixam de se alimentar por consequência da dor.
Como é o diagnóstico?
O diagnóstico é realizado baseando-se na história clinica do Pet, sinais clínicos e através do auxílio de colírios específicos.
Como é o tratamento?
Se você notar qualquer dos sintomas citados acima, procure um veterinário imediatamente. Ele irá realizar o diagnóstico e, se constatada a úlcera de córnea, irá indicar o melhor procedimento. O tratamento mais comum para cães e gatos inclui medicação para a dor e a aplicação de fármacos de forma tópica, sem falar no colar em volta do pescoço para impedir que o animal tenha acesso aos olhos. No entanto, esse procedimento é suficiente apenas para curar úlceras superficiais, pois as mais profundas podem necessitar de procedimento cirúrgico.
Importante!
Quanto mais superficial a úlcera de córnea, mais dolorida ela é, afinal, as terminações nervosas da córnea se encontram na superfície. Por isso é imprescindível procurar um médico veterinário assim que você perceber alguns sintomas, pois quando a úlcera se torna mais profunda, a dor também fica menos intensa, além de aumentar o risco da perfuração do globo ocular. Ou seja, pode parecer que ele está melhorando, mas na verdade a situação está mais grave!
Por que tratar a Úlcera de Córnea?
Com o tratamento rápido, essa doença pode ser facilmente superada por um cão ou gatinho saudável, mas, se não tratada ou controlada tardiamente, o animalzinho pode perder a visão.
E jamais use medicações por conta própria! Alguns colírios anti-inflamatórios usados de forma errônea podem piorar o caso e agravar a doença!
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, vou adorar ajudar! E se você mora próximo a Arroio do Meio, clique no Tenho Interesse abaixo para marcar um horário comigo.
Abraços e até a próxima!
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta: 08h-12h
e 13h30min-18h30min
Sábados: 08h-12h
Contato
(51) 3716.4100
(51) 98043.0861
contato@agrovidapet.com.br
Rua Dr João Carlos Machado, 1098
Centro - Arroio do Meio - RS