Oi!
Meu nome é Hamtaro, mas vocês já me conhecem, então podem me chamar de Ham Ham. Me apresentei nesse post aqui lembram?
Hoje vim contar sobre o susto que dei nas minhas tutoras: fiquei geladinho e com os olhos fechados, não me lembro de muita coisa. Só acordei quando estava quentinho em cobertas, tomando água com um pouquinho de açúcar. Agora estou bem, mas pedi para a Dra. Karin Regina Gabriel contar um pouco para vocês o que aconteceu comigo (e pode acontecer com outros Hamsters).
“Primeiramente, temos que esclarecer que hamsters não fazem uma hibernação verdadeira, como os ursos por exemplo, eles entram num estado que podemos chamar de “torpor” ou “dormência”. Isso acontece quando o animal precisa economizar energia e para isso torna seu metabolismo mais lento, reduzindo os batimentos cardíacos e movimentos respiratórios, geralmente em situações de escassez de alimento ou baixas temperaturas.
A causa mais comum do torpor em hamsters é a mudança brusca de temperatura, que é frequente na nossa região. Outro fator pode ser um quadro de baixa imunidade: se você não cuida da saúde do seu hamster dando a alimentação adequada e tendo os cuidados básicos de manejo, o sistema imunológico dele fica enfraquecido e ele não consegue resistir às mudanças de temperatura. Um hamster doente também pode entrar em processo de hibernação, e nesses casos a temperatura nem precisa ter abaixado para que isso aconteça. É uma forma do organismo reagir para poupar a energia do animal até que ele se “recupere”.
Se seu pet está dormindo mais que o normal, apático, pode ser que esteja nesse estado de dormência. A primeira medida que pode ser tomada é manter o animal em um ambiente aquecido, enrolado numa toalha. Assim que possível procure um veterinário especialista que irá avalia-lo e tomar os demais cuidados necessários.
Para evitar essa situação mantenha seu pet saudável. A nutrição correta é uma das chaves para alcançar esse objetivo. Outra medida é proteger o animal de correntes de ar frio e cobrir e recolher a gaiola para ambientes mais aquecidos, especialmente durante a noite quando as temperaturas são mais baixas.”
Eu adorei a explicação da Karin, e vocês? Graças as dicas dela eu me recuperei bem! Mas se você ainda tem dúvidas ou procura atendimento especializado para o seu Pet entre em contato com ela pelo telefone (51) 3716-4100 ou pelo Whats App (51) 8043-0849.
Beijinho de narizinho,
Ham Ham
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta: 08h-12h
e 13h30min-18h30min
Sábados: 08h-12h
Contato
(51) 3716.4100
(51) 98043.0861
contato@agrovidapet.com.br
Rua Dr João Carlos Machado, 1098
Centro - Arroio do Meio - RS