Você sabia que muitas vezes nossas aves estão expostas a agentes que podem ser potencialmente tóxicos? A seguir, temos alguns desses agentes e as consequências de uma possível intoxicação. Fique atento aos sinais da sua ave e procure um veterinário especializado se observar algum deles!
Chumbo e zinco
A intoxicação por chumbo e zinco ocorre na maioria das vezes pela ingestão desses metais pesados que podem estar em arames galvanizados usados em telas, brinquedos, tintas, soldas e outros objetos metálicos. Os sinais de intoxicação podem ser apatia, perda de apetite, fraqueza, vômito, mudanças de cor da urina, diarreia, emagrecimento, tremores da cabeça, andar em círculo, paralisia, cegueira e até convulsões.
Gás teflon
O teflon é um polímero sintético antiaderente utilizado como revestimento de panelas, ferros de passar roupa, luminárias e outros eletrodomésticos. Quando aquecido a uma temperatura acima de 280°C ocorre a liberação no ambiente de um gás tóxico denominado politetrafluoretileno (PTFE), que pode causar a morte de aves em alguns minutos. A prevenção é manter as aves longe da cozinha quando panelas estiverem no fogo e outros recintos fechados que possam concentrar esse gás tóxico.
Medicamentos
Diversos medicamentos podem causar intoxicação e mesmo a morte das aves quando usados incorretamente. Administre medicamentos a sua ave somente com orientação veterinária.
Produtos tóxicos domésticos
Diversos produtos utilizados em residências podem oferecer riscos às aves se ingeridos, inalados ou em contato com a pele como desinfetantes a base de amônia, cloro, água sanitária, detergentes, sabonetes, inseticidas, raticidas, herbicidas, entre outros.
Nicotina
A nicotina, presente no cigarro, é potencialmente tóxica para as aves. A ingestão acidental de pequenas quantidades de nicotina pode causar vômito, diarreia, tremores e até a morte. A inalação da fumaça pode causar problemas oculares, respiratórios e dermatológicos como o arrancamento de penas, por exemplo. Aves que convivem com fumantes tendem a apresentar tosse, corrimento nasal, sinusite e conjuntivite devido a constante irritação da mucosa respiratória.
Gostou das informações e dicas? Quer um atendimento para o seu Pet silvestre, exótico ou não convencional? Então procure o atendimento especializado comigo, Médica Veterinária Karin Regina Gabriel, pelos telefones (51) 8043-0849 e (51) 3716-4100 ou clicando no Tenho Interesse abaixo.
Até a próxima!
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta: 08h-12h
e 13h30min-18h30min
Sábados: 08h-12h
Contato
(51) 3716.4100
(51) 98043.0861
contato@agrovidapet.com.br
Rua Dr João Carlos Machado, 1098
Centro - Arroio do Meio - RS