Síndrome da Ansiedade da Separação, como tratar seu cachorrinho!

Seu cachorro tem apresentado algum desses sintomas quando está sozinho?

atitude destruidora: o animal costuma morder móveis, a porta de casa e a caixa de transporte, por exemplo;
vocalização excessiva: late, uiva e chora sem parar;
urina e defeca mais do que o normal.

Se a resposta for sim, ele pode estar passando pela Síndrome da Ansiedade da Separação. Para alguns cães, é desesperadora a sensação de estarem sozinhos. Ansiedade, stress, medo e insegurança tomam conta quando veem seus tutores saindo de casa. Eles não sabem como brincar, agir e dormir quando sós e isso é muito triste!

Como sabemos o quanto os tutores ficam mal com essa situação, separamos algumas dicas simples, mas que são muito eficazes para ajudar o cachorrinho a enfrentar a ansiedade da separação:

 

1. Leve seu cachorro para um bom passeio

 

 

A ideia é deixar seu cachorrinho cansado, para que quando você for sair, ele esteja exausto e vá tirar aquela soneca.

 

2. Se um passeio não é possível, tente brincar

 

 

Assim como o passeio, uma brincadeira de 20 a 30 minutos pode ajudar a deixar seu amigo mais calmo, principalmente se ele dissipar todo o excesso de energia.

 

3. Associe a sua saída com um petisco delicioso ou um brinquedo

 

 

Para que o seu cachorrinho não sofra tanto com sua ausência, de a ele um brinquedo ou petisco que ele goste muito quando for sair. Isso vai mante-lo ocupado por um tempo e ainda vai fazer com que ele relacione sua saída com algo bom.

 

4. Deixe seu cão menos sensível aos “gatilhos de ansiedade”

 

 

Pegar as chaves, vestir um casaco ou colocar os sapatos, são alguns dos atos que quando repetidos deixam seu cachorrinho em desespero, porque ele sabe que você irá sair a qualquer momento. O jeito é anular o efeito desses gatilhos. É só ensinar que mexer nas chaves não significa que você está sempre de saída. Acione o gatilho em outros momentos. Logo a associação vai enfraquecer.

 

5. De início, deixe-o sozinho por curtos períodos de tempo

 

 

Comece com uns 5 ou 10 minutos. Quando você se der conta de que ele já não fica mais tão agitado, aumente o período de tempo até ele finalmente se acostumar com horas e horas longe do seu querido dono.

E a chave para tudo isso dar certo é paciência. Dedique um pouco do seu tempo ao seu cachorrinho e desfrute a felicidade de ter um amigo de quatro patas!

Abraços da equipe AgroVida e até a próxima!

Fonte dos Gifs: wifflegif.com

AgroVida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta: 08h-12h

e 13h30min-18h30min

Sábados: 08h-12h

 

Contato

 (51) 3716.4100

 (51) 98043.0861

contato@agrovidapet.com.br

Rua Dr João Carlos Machado, 1098

Centro - Arroio do Meio - RS


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/agrovidapet/www/wp-includes/functions.php on line 3828

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/agrovidapet/www/wp-includes/functions.php on line 3828