Você já ouviu falar sobre a Pet Terapia?
Hoje vamos compartilhar com você um pouco mais sobre essa forma de tratamento, que também estará em pauta no I Encontro do Amor Animal, que acontece em setembro.
A Terapia Assistida por Animais (TAA), popularmente conhecida como Pet Terapia, consiste em tratamentos na área da saúde, em que um animal é co-terapeuta e tem a função de auxiliar os pacientes em sua melhora.
Não, para ser um “terapeuta”, o animal precisa ser tranquilo, permitir abraços e apertos, sem reações bruscas. Por ter um temperamento mais dócil, os animais comumente adotados são cães e cavalos, mas gatos, jabutis, peixes, coelhos e aves também podem ser usados nesse tipo de projeto.
Não havendo contraindicação como medo de animais, alergia ou problemas respiratórios, qualquer paciente pode ser beneficiado, entretanto, alguns quadros clínicos já têm resultados atestados. Vamos conferi-los?
Diversos problemas infantis podem ser melhorados com o convívio com os animais. Dois bons exemplos são de crianças autistas e de crianças hiperativas. No caso do autismo, a presença de um animal pode gerar a diminuição nos comportamentos negativos, como agressividade, alienação, isolamento, entre outros. Já para os hiperativos, o animal pode auxiliar deixando a criança mais calma.
O contato com animais é muito benéfico para pessoas mais velhas em geral, mas são principalmente usados em idosos que apresentam o Mal de Alzheimer. Os benefícios percebidos com o tratamento são de melhora de humor, relaxamento e diminuição da agressividade e do estresse, proporcionados pela doença.
A terapia também pode ser usada como auxílio em alguns tratamentos, como por exemplo:
Esses tratamentos, principalmente quando envolvem radioterapia e quimioterapia, resultam em muitos efeitos colaterais aos pacientes. O convívio com animais nesse momento pode trazer diversos benefícios, que incluem o alívio da dor e desconforto, redução da ansiedade e sintomas depressivos, diminuição da sensação de solidão e até uma maior interação com os profissionais envolvidos no tratamento.
Uma pesquisa realizada pela Baker Medical Research Institute comprovou que proprietários de cães e gatos apresentam taxas menores de colesterol e triglicérides que aqueles que não tinham animais. Ambas as taxas favorecem a aterosclerose, formação de placas que entopem as artérias, possibilitando infartos e outros problemas no coração.
Além disso, ter um animal de estimação faz com que pacientes com maiores riscos de problemas cardiovasculares, por apresentarem fatores como fumo e excesso de peso, melhoram seus hábitos ao possuírem um animal de estimação.
Gostou de aprender um pouco mais sobre a Pet Terapia? Então fica o convite: no dia 10 de setembro, integrando a programação do I Encontro do Amor Animal em Arroio do Meio, o Pet Terapeuta de Porto Alegre, com a Psicóloga Karina Schutz, vai apresentar a palestra “Os efeitos transformadores dos Pets na vida das pessoas: intervenção assistida com animais”, às 10h30, na sala acima ao Restaurante Bettio’s.
Mais detalhes do evento, aqui.
Abraços!
Fonte: www.minhavida.com.br
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta: 08h-12h
e 13h30min-18h30min
Sábados: 08h-12h
Contato
(51) 3716.4100
(51) 98043.0861
contato@agrovidapet.com.br
Rua Dr João Carlos Machado, 1098
Centro - Arroio do Meio - RS
Um comentário sobre “O que é a Pet Terapia?”